quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TIRANDO OS OLHOS DO PRÓPRIO UMBIGO


“O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!” (Lc 24. 25). Depois de uma breve Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória), esta foi a compreensão ampla que o Senhor nos trouxe, correlação aos homens que andam olhando para o seu próprio umbigo.

Eis o problema: quando marchamos em nossos próprios caminhos, mesmo sendo cristãos, desconsideramos a própria Palavra de Deus e, então, assumimos o risco de andar na direção oposta daquela que seria a vontade de Deus para Seus filhos.

Eis a solução: se voltar novamente para a Palavra de Deus (v. 27), como a mais pura fonte da Verdade, e a comunhão com Cristo (vv. 29, 30), como fonte de Vida e de inspiração (v. 31) a todo aquele que nEle crê.

A grande questão é que entre o problema e a solução estão o nosso egoísmo e auto-suficiência, de um lado, e o inimigo aproveitador de nossas fraquesas, do outro. Esta combinação nos empurra abismo, após abismo, segando os filhos de Deus de tal forma, que eles chegam até mesmo a abandonar (ou dar um tempo) a própria comunhão entre os irmãos, se enclausurando nos seus caramujos existenciais e olhando para si mesmos como abandonados por Deus e pelos homens.

O Espírito Santo fala conosco através das Escrituras, no entanto, ele usa pessoas que aparecem ao nosso lado, com a finalidade de abrir os nossos olhos, pois crer que a Bíblia é a Verdade, isso é fácil, mas fazer o que o Senhor diz através dela, isso é para quem é discípulo.

Não podemos permanecer fixados em nossos próprios umbigos, num isolamento egocêntrico. Do contrario - mesmo quando imersos em toda ordem de problemas - devemos olhar pra Cristo, buscando comunhão com Ele e com os que compartilham a mesma fé, afinal, só assim fazemos parte do Seu Corpo.

E, acima de tudo, mesmo que nos encontremos em um momento de escuridão em nossas vidas, que a graça do Pai nos seja suficiente para clamarmos: “Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia” (v. 29). E certamente o Senhor entrará em nossos corações e chegaremos a anelada intimidade com Ele. E Ele saciará a sede e a fome de nossa alma. E os nossos olhos se abrirão e verão a glória de Deus.

0 comentários:

Newer Posts Older Posts
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...