sábado, 17 de março de 2007

O QUE VOCÊ FARIA...

Se recebesse uma carta como esta?

Querido pastor,

Há muito queria escrever-lhe. Confesso que me senti intimidado por temer que você não entendesse minha motivação (...) Venho percebendo que você anda tenso (...) Sua atividade vem sendo duramente criticada pelos formadores de opinião. Nota-se uma antipatia nacional para com os pastores (...) lendo a Folha de São Paulo, imaginei como você deve ter se sentido quando o Arnaldo Jabor (...) atacou duramente as igrejas evangélicas: “Quanto faturam as igrejas evangélicas com a miséria, quantos milhões de dízimos pingam nos bolsos daqueles oportunistas de terno e gravata que não acreditam em Deus?”.

Sei que é perturbador ser rotulado como oportunista (...) Às vezes, gostaria de sair em sua defesa. Mostrar que o segmento evangélico mais visível na televisão faz muito alarde, mas não representa o pulsar da igreja como um todo. Embora muitos não acreditem, é preciso deixar claro que ainda há pastores que não fazem conchavos políticos ordinários. Seus ministérios não estão à venda. Para a enorme maioria de homens e mulheres como você, a causa de Cristo é mais preciosa que projetos pessoais. Entretanto, não sairei publicamente para defender-lhe. Jesus Cristo afirmou que a sabedoria é justificada por todos os seus filhos (Lc 7.35). Sua vida basta como testemunho. Continue na estrada menos trilhada.

Recordo-me daquela experiência que você nos relatou publicamente. Você estava em um mega evento evangélico. Inquieto com a luta de outros pastores para se sentarem nos primeiros lugares (...) você orou: “Deus, quero andar ao lado de gente que te leva a sério.” Deus sempre responde preces como essa. Continue caminhando ao lado de líderes que não negociam a ética pelo sucesso, não trocam conteúdos por jargões, não tentam imitar as ações sobrenaturais do Espírito.

Há alguns domingos, você parecia ansioso. Muitas vezes, nossa ansiedade nasce de comparação. Queremos, inconscientemente o sucesso, a projeção, a respeitabilidade dos outros. Isso, não acontece somente com os pastores. Empresários, profissionais liberais, atletas, artistas também caem na armadilha do sucesso. Tentam galgar uma escada imaginária que lhes levará ao triunfo. Só para descobrirem que encostaram sua escada na parede errada (...)

Pastor, a sedução pelo aplauso é vã. A disputa por respeitabilidade, inútil. O desejo de ter um nome se aproxima da mentalidade dos construtores de Babel. Na proposta de Jesus Cristo há discrição. O sucesso cobra um preço muito alto. Ele mirra nossa alma.

Não se afadigue para ser bem sucedido. Deus não busca desempenho, apenas fidelidade. Ele jamais lhe comparará a ninguém. Seja tão somente fiel ao que lhe foi confiado. Jesus alicerçou sua identidade na frase que ouviu antes de iniciar seu ministério: “Este é meu filho amado em quem me comprazo”. Faça o mesmo. Tome consciência de que é agradável a Deus. Só assim você não se deixará afetar por elogios ou desprezos. Ás vezes, preocupo-me que você esteja querendo impressionar outros pastores. Não é preciso. Por causa de Jesus, sabemos que Deus já está satisfeito conosco.

Semana passada vi-lhe no culto sem paletó e sem gravata. Ninguém se chocou. Pelo contrário, sentimo-nos mais próximos. Incrível, como nesses pequenos detalhes haja tanto significado. Gosto de lhe enxergar humano. Recordo-me com detalhes todas as vezes que você, sem temor, deixou-nos conhecer suas fraquezas. Ajudou-me a perceber que não luto sozinho contra a carne, o mundo e o diabo. Senti-me fortalecido em saber que somos parceiros de caminhada. Na verdade, eu andava cansado dos pastores que tentam projetar em suas congregações, uma imagem de super homens. Tenho pena dos evangelistas, que sem perceberem o ridículo, enxergam-se como semideuses. Será que não notam como é vaidosa essa moda dos pastores se darem títulos e, a si mesmos se promoverem? Esqueceram que o discípulo não pode ser maior que o mestre? Apagaram da lembrança o dia em que a mãe de Tiago e João procurou um lugar de destaque para seus filhos? (...) Dispense os títulos, esteja sempre perto de nós, sua congregação. Aqui você será sempre amado sem precisar de máscara.

Quero, por último, agradecer por seus sermões. Ouço ao rádio e assisto televisão com regularidade. Sei que não devo, mas faço minhas comparações. Acredito que há uma crise muito grande nos púlpitos evangélicos. Poucos se atrevem a pregar expositivamente as escrituras. Na proliferação dos sermões tópicos percebe-se a falta de zelo. Reparei ultimamente, que a maioria dos sermões rodopia no que Deus pode fazer pelas pessoas. Parece que muitos pastores perderam a noção da grandeza e majestade de Deus. Apresentam-no como mero cumpridor dos caprichos humanos. Muito obrigado, pelo seu esmero em nos dar todo o conselho de Deus. Seus sermões podem destoar. Mas, continue exaltando a Cristo. Ele atrairá as pessoas a si mesmo. Não caia na tentação de adocicar sua mensagem, tornando o evangelho apenas uma versão simplória da neurolingüística. A mensagem da cruz pode estar fora de moda, mas ainda é o poder de Deus para salvar todo o que crê.

Você tem honrado o conselho que Paulo deu a Timóteo: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (2Tm 4.2-5)...

Você poderia ser o destinatário desta carta?

A publicação original desse texto pode ser encontrada no site www.ricardogondim.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

é mano...
ficou o recado no meu coração...
sofer as aflições e cmpre te ministério...!
valeu mano
ccb

Unknown disse...

A PAZ Pastor Omar, vos saudo com muita alegria no coração!,o que fazer em tempos que ninguém ouvi ninguém? Sabe pastor encontro conforto em suas mensagens,pois estou passando momentos difíceis com meu uníco "herdeiro na fé" ele...,bem DEUS sabe continue OOrando por nós aqui da IGREJA DA VILA,BEIJOS E ABRAÇOS para você e as irmãs. QUE DEUS ABENÇÕE VOCÊS Sempre....!BEIJOS. Rosaninha.

Newer Posts Older Posts
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...